O que você procura?

07 dicas para você se motivar e produzir mais em Home Office

  • 01 de Abril de 2020
07 dicas para você se motivar e produzir mais em Home Office

O assunto do momento

Muito tem se falado nestes últimos dias sobre as medidas de afastamento social por conta da COVID-19. Grande parte das empresas foram fechadas, pouco trânsito nas ruas, diminuição de pessoas nas praças e aos poucos fomos enfrentando e nos habituando ao “novo normal” que é ficar em casa, na maioria das vezes trabalhando de forma remota (home office) com aquela olhadinha nas noticias para saber quando poderemos voltar as formas de trabalho e os acessos que tínhamos anteriormente.

Estas bruscas mudanças, nunca vistas em tamanha proporção antes, alteram drasticamente o nosso comportamento e cada pessoa enfrenta este momento de uma forma. Algumas com maior ansiedade, euforia e preocupação, já outras, com maior equilíbrio emocional, resiliência e motivação para o futuro que está por vir.

Antes de você analisar de que forma está enfrentando tal situação, é importante saber que nas duas condições vai precisar se conhecer melhor e, por meio deste conhecimento, instigar a motivação. E se você está lendo até aqui, sugiro que continue por que virão dicas importantes sobre autoconhecimento e produtividade. Separei 7 dicas rápidas que vão te auxiliar neste momento.

Vamos as dicas:

1. Pare um momento para se conhecer: um dos maiores exercícios que o ser humano deveria fazer é olhar para si mesmo e reconhecer suas forças, fraquezas, o que te motiva, o que te deixa desapontado, o que te deixa ansioso (a), dentre outros pontos cruciais para nossa sobrevivência.

2. Liste os pontos: tendo reservado este momento para você, observe quantas coisas boas você possui e que muitas vezes conseguem diminuir a força das suas fraquezas, afinal, muitas vezes valorizamos mais os pontos negativos que os positivos.

3. Busque apoio: este momento é o momento de pedir ajuda, conversar com pessoas próximas e otimistas, discutir pontos em convergência, pensar positivo e oferecer positividade. Estamos juntos nessa e compartilhar coisas boas contribuirá muito para que a motivação seja aguçada.

4. Reveja situações: busque em sua memória situações em que você estava desmotivado (a), em risco e conseguiu superar. Como superou? As respostas estão dentro de nós e é preciso acessá-las em momentos de crise.

5. Motive seus colaboradores e colegas: é preciso comunicar com motivação, mostrando pontos positivos, gerando situações de trocas de positividade. Os colaboradores esperam de um líder direcionamentos, os filhos aguardam que os pais os orientem. Faça o mesmo, coloque motivação em suas palavras.

6. Tenha disciplina: hoje falamos tanto em produzir em casa, mas para isso é preciso ser disciplinado, cumprir horários, gerar relatórios e trabalhar como se estivesse na empresa fazendo suas entregas diárias.

7. Produza mais: crie sua lista de tarefas, eleja prioridades, coloque um tempo para realização de cada atividade, reserve um local sem interferências, mantenha o horário de trabalho que fazia na empresa.

O cenário exige autoconhecimento, equilíbrio e ponderação nas ações, por isso, acredito que você pode investir mais tempo em você e observar seus comportamentos diários para saber o que precisa ser preservado ou alterado, para que se consiga equilibrar-se, estar motivado (a) e produzir mais e melhor.

  • Compartilhe esse Artigo
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Autor

  • Marcos Esteves

    Marcos Esteves

    Mestre em Ensino e Processos Formativos pela UNESP, MBA em Gestão de Pessoas FGV e Graduado em Administração. Professor Executivo da Pós ADM e CADEMP FGV e Personal e Professional Coach pela SBC/SP. Coautor do Livro Team & Leader Coaching. Palestrante e Conferencista. Empresário, sócio diretor da empresa Consultrain Consultoria e Treinamentos, especializada em consultoria e treinamento e desenvolvimento de colaboradores. Atua em clientes como: iGUi Piscinas, Grupo Austa, Cozimax, Casa D, Shopping Iguatemi, Levare entre outros. Possui experiência de mais 12 anos na área de gestão de equipes de varejo.

Comentários

Artigos Relacionados

O que é geração Y e formação de equipe na sua empresa

  • 09 de Outubro de 2018

Este artigo vai te explicar o que é geração Y e como sua empresa deve se preparar para formação de...

Como engajar colaboradores da sua empresa?

  • 31 de Outubro de 2018

Este artigo vai explicar como engajar colaboradores da sua empresa. Processo importante para a sua empresa crescer. Saiba mais.