O que você procura?

3 Passos para gerar resultados com a gestão de pessoas

  • 30 de Julho de 2018
3 Passos para gerar resultados com a gestão de pessoas

A cada dia a área de Gestão de Pessoas se torna mais estratégica para as organizações. Seu papel é fundamental desde a atração dos candidatos para possíveis vagas, até manutenção do clima organizacional e os resultados que as pessoas trarão para a empresa.

Nunca se investiu tanto na Gestão de Pessoas como se investe neste momento, no entanto, investimentos geram cobranças e a área deve estar preparada para receber os questionamentos vindos da direção da empresa e não somente para isso, mas para atuar de forma estratégica na transformação de comportamentos em números e na apresentação desses dados de forma que venham sustentar a atuação da Gestão de Pessoas.

Mas como fazer isso de forma que cause impacto positivo e possa apresentar de forma sistematizada as estratégias, contribuições e resultados da área. Para isso preparamos algumas dicas para lhe ajudar nesse desafio:

  • 1. Analise quais as informações mais importantes que gostaria de acompanhar para a tomada de decisões estratégicas;
  • 2. Transforme esses dados em indicadores de gestão de pessoas. Como sugestão posso citar alguns; turnover, absenteísmo, desligamentos, entre outros;
  • 3. Transforme esses dados em ações estratégicas para diminuição de custos e aumento de resultados.

É preciso entender que os indicadores são ferramentas cruciais para o desenvolvimento da Gestão de Pessoas e o alinhamento com o resultado organizacional. A tomada de decisões de uma organização deve estar pautada em números e deixar de lado o achismo.

Porém, antes de iniciar a implantação de indicadores é preciso ter claro que deve ser inserido aos poucos, não praticando a cultura da “medição absoluta”. É necessário criar a cultura de utilização dos indicadores.

  • Compartilhe esse Artigo
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Autor

  • Marcos Esteves

    Marcos Esteves

    Mestre em Ensino e Processos Formativos pela UNESP, MBA em Gestão de Pessoas FGV e Graduado em Administração. Professor Executivo da Pós ADM e CADEMP FGV e Personal e Professional Coach pela SBC/SP. Coautor do Livro Team & Leader Coaching. Palestrante e Conferencista. Empresário, sócio diretor da empresa Consultrain Consultoria e Treinamentos, especializada em consultoria e treinamento e desenvolvimento de colaboradores. Atua em clientes como: iGUi Piscinas, Grupo Austa, Cozimax, Casa D, Shopping Iguatemi, Levare entre outros. Possui experiência de mais 12 anos na área de gestão de equipes de varejo.

Comentários

Artigos Relacionados

O que é Clima Organizacional e sua importância

  • 03 de Outubro de 2018

Você sabe o que é Clima Organizacional? é como as pessoas envolvidas direta ou indiretamente percebem a sua empresa. Leia.

O que é geração Y e formação de equipe na sua empresa

  • 09 de Outubro de 2018

Este artigo vai te explicar o que é geração Y e como sua empresa deve se preparar para formação de...