O que você procura?

3 Passos para gerar resultados com a gestão de pessoas

3 Passos para gerar resultados com a gestão de pessoas

A cada dia a área de Gestão de Pessoas se torna mais estratégica para as organizações. Seu papel é fundamental desde a atração dos candidatos para possíveis vagas, até manutenção do clima organizacional e os resultados que as pessoas trarão para a empresa.

Nunca se investiu tanto na Gestão de Pessoas como se investe neste momento, no entanto, investimentos geram cobranças e a área deve estar preparada para receber os questionamentos vindos da direção da empresa e não somente para isso, mas para atuar de forma estratégica na transformação de comportamentos em números e na apresentação desses dados de forma que venham sustentar a atuação da Gestão de Pessoas.

Mas como fazer isso de forma que cause impacto positivo e possa apresentar de forma sistematizada as estratégias, contribuições e resultados da área. Para isso preparamos algumas dicas para lhe ajudar nesse desafio:

  • 1. Analise quais as informações mais importantes que gostaria de acompanhar para a tomada de decisões estratégicas;
  • 2. Transforme esses dados em indicadores de gestão de pessoas. Como sugestão posso citar alguns; turnover, absenteísmo, desligamentos, entre outros;
  • 3. Transforme esses dados em ações estratégicas para diminuição de custos e aumento de resultados.

É preciso entender que os indicadores são ferramentas cruciais para o desenvolvimento da Gestão de Pessoas e o alinhamento com o resultado organizacional. A tomada de decisões de uma organização deve estar pautada em números e deixar de lado o achismo.

Porém, antes de iniciar a implantação de indicadores é preciso ter claro que deve ser inserido aos poucos, não praticando a cultura da “medição absoluta”. É necessário criar a cultura de utilização dos indicadores.

Vamos contratar seu funcionário?

Entre em contato com nossa equipe e descubra como nosso processo de recrutamento e seleção pode ajudar no seu negócio.

Autor

  • Marcos Esteves

    Marcos Esteves

    Diretor e Consultor da Consultrain, Mestre em Ensino e Processos Formativos pela UNESP e Especialização em Gestão de Pessoas pela FGV. É Bacharel em Administração, Professor de CADEMP e Pós ADM da FGV e Personal Coach pela SBC/SP. Tem experiência de mais de 13 anos na área de Desenvolvimento de Pessoas, atuando com clientes como: Grupo Austa, iGUi Piscinas, Casa D, Shopping Iguatemi, Levare, Grupo Unipetro, dentre outros.

Comentários

Artigos Relacionados

Perigos na hora de contratar: Atente-se!

  • 30 de Janeiro de 2024

Siga essas dicas para realizar contratações mais assertivas.

07 dicas para você se motivar e produzir mais em Home Office

  • 01 de Abril de 2020

Muitas coisas mudaram nos últimos dias e você ainda busca se reencontrar no meio deste turbilhão de informações? Este artigo...