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5 Maneiras de aplicar a inteligência emocional em home office

5 Maneiras de aplicar a inteligência emocional em home office

A nova forma de trabalhar

O trabalho home office agora é praticamente uma obrigatoriedade, sendo assim, adaptar-se e conseguir gerir sua rotina com eficácia não é fácil. Um dos grandes segredos do sucesso pessoal e profissional neste período é ter uma inteligência emocional treinada para conseguir um equilíbrio e assim gerar resultados.

Essa dificuldade é ocasionada por vários fatores como; cuidado com a casa, filhos, família, animais, trabalho, excesso de informações, entre outros. Por esse motivo necessitamos utilizar de nossa iniciativa, automotivação, concentração e determinação para um home office mais produtivo.

Ao longo dos meses fomos nos adaptando e buscando a melhor forma de “pensar fora da caixa” e manter a nossa qualidade de entregas e nosso equilíbrio emocional. Neste artigo vamos mostrar 5 maneiras de como aplicar nossa inteligência emocional em home office. O segredo está em identificar os gatilhos de comportamento, responsáveis pelas emoções e identificar o que te irrita, o que te tranquiliza e assim, gerar o processo de autoconhecimento. .

Um dos grandes desafios em atuar no home office é ter motivação, afinal além de ter várias distrações e uma certa baixa ou alta de trabalhos a serem executados, ficamos munidos de informações de mídias sociais a qual sempre nos deixa mais preocupados, mais desmotivados e ansiosos quanto ao futuro. Neste caso, é preciso que consiga gerir seu tempo. Se prepare para cada semana, tente ao máximo usar de criatividade para exercer sua função de formas diferentes, além de, manter uma relação próxima com seus colegas se atualizando do trabalho deles e se necessitam de ajuda. Desta forma você conseguirá encontrar motivação em pequenas coisas e manter seu equilíbrio por meio da sua mente ocupada.

Uma outra situação que afeta muito é ter empatia em meio ao caos, o que também irá envolver em aplicarmos as habilidades sociais. Muitas vezes atender um cliente que está desesperado para manter sua empresa ou precisar conseguir novos clientes ou novas vendas em meio a uma crise não é fácil. E a agressividade de não entender o lado do outro pode se tornar prejudicial. Então após ter a motivação correta por saber gerir seu trabalho, procure ter a empatia em ver vários cenários. Explore o que é novo, busque 5 ou mais alternativas para cada problema. Pois ter empatia vai além de saber ouvir, é necessário o esforço para resolver situações que depende de você.

A autoconsciência e o autocontrole devem ser competência que trabalham juntas, afinal é a chave da autogerência. Com a equipe em home office muitas vezes não temos nosso líder ao nosso lado para nos ajudar, então ter essas duas competências irão fazer com que seu empenho tenha resultados. Como fazer? Exponha suas escolhas, suas atividades, quais caminhos podem ser seguidos, quais maneiras conseguem realizar o trabalho e depois de olhar para o todo, encontre o foco em que irá de encontro com seu tempo e as necessidades do seu cliente e sua equipe. Confira todas as dicas que trouxemos para você: 

Busque se Resguardar: procure fugir de comentários e informações negativas que mídias ou colegas e amigos podem ficar comentando e procure maneiras de como realizar seu trabalho de outras formas contribuindo também esse conhecimento com sua equipe.

Verifique Cenários: busque através da empatia entender o cenário do seu ramo de trabalho e como isso afeta seu cliente e como pode ajudar seu cliente e ao mesmo tempo gerir novos resultados a sua empresa.

Defina Metas: seja persuasivo em suas metas e objetivos através da ajuda da sua equipe e da sua família. Encontre o momento, o ambiente e a concentração necessária para executar suas atividades.

Faça Planejamentos Curtos/Semanais: por meio do planejamento semanal procure cumprir com tudo de forma mais aplicada, e a cada tarefa concluída, mentalize quais foram as estratégias que mais colaboraram para que fosse finalizada e mantenha isso em prática até criar um roteiro como se estivesse na empresa normalmente.

Controle suas Emoções: mantenha suas emoções sob controle quando você estiver perturbado, incluindo ser capaz de controlar explosões, discutir divergências e evitar atividades que te coloquem em períodos de ansiedade ou pânico.

Depois de olhar cada dica faça uma análise sistêmica do seu momento, cada um enfrenta os momentos de dificuldade de uma forma. Anote e insira em seu cotidiano e aproveite para ler vários outros artigos que temos relacionados a este assunto.

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Autor

  • Marcos Esteves

    Marcos Esteves

    Diretor e Consultor da Consultrain, Mestre em Ensino e Processos Formativos pela UNESP e Especialização em Gestão de Pessoas pela FGV. É Bacharel em Administração, Professor de CADEMP e Pós ADM da FGV e Personal Coach pela SBC/SP. Tem experiência de mais de 13 anos na área de Desenvolvimento de Pessoas, atuando com clientes como: Grupo Austa, iGUi Piscinas, Casa D, Shopping Iguatemi, Levare, Grupo Unipetro, dentre outros.

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