Avaliação de desempenho de funcionários é importante para sua empresa

Este artigo explica alguns dos principais detalhes sobre como fazer avaliação de desempenho de funcionários na sua empresa. Saiba mais.

Avaliação de desempenho de funcionários é importante para sua empresa
  • Compartilhe esse Artigo
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Como fazer avaliação de desempenho dos seus funcionários

Em qualquer área de atuação, o profissional sempre terá pontos fortes e pontos fracos do conhecimento e produtividade. Conhecê-los é muito importante para explorar o potencial e quem sabe melhorar as fraquezas.

Mas como avaliar um funcionário? Quais materiais e métodos utilizar? É justamente sobre isso que vamos debater ao longo da leitura deste artigo, pois saber como avaliar o desempenho de um funcionário certamente vai melhorar a performance da sua empresa.

Já ouviu dizer avaliação de desempenho de funcionários?

Pois bem, podemos dizer que vivemos na era 2.0 no que tange avaliar colaboradores e a equipe. Até meados de 2010 o método de avaliar o quadro de funcionários era primordialmente analisar números espalhados em planilhas. Vendas daqui, perdas dali, faltas, produtividade e uma infinidade de combinações.

Atualmente a avaliação de funcionários leva em consideração mais do que números. O objetivo é descobrir o que tem de melhor no funcionário que possa contribuir mais pela empresa e o que falta para melhorar vários quesitos. A resposta para isso não depende apenas de números.

O que se avalia também é a capacidade do colaborador de engajar ideias, envolver equipe, propor soluções, buscar estudos e conhecimentos, dar ideias, resolver crises, e outros fatores de relacionamento.

Se uma avaliação de funcionário é bem realizada, os dados analisados e interpretados podem revelar funcionários com perfil para se tornarem líderes dentro da equipe ou departamentos.

O mesmo também pode-se dizer que ao avaliar desempenho da equipe  e das individualidades de cada funcionário, contribui para efetivamente identificar pontos fracos que evitam demissões com alta frequência.

Como avaliar desempenho do seu funcionário

→ Conte com especialistas no processo

Essa é a dica número 1 por que nada supera aplicar uma metodologia ou fazer algum serviço com quem é especialista e atuante há bastante tempo no mercado. Com consultoria externa na gestão de pessoas, por ter uma visão externa da empresa, pode aplicar a avaliação de desempenho de maneira mais assertiva e sem influências alheias. A empresa não precisaria despender de tempo e ainda geraria economia para este processo.

Para ter uma noção de como uma boa consultoria executa a avaliação, algumas dicas a seguir.

→ Avaliação por planilha ou escala gráfica

É a técnica mais simples que existe e é feita pelo próprio gestor da empresa, unicamente. Ninguém mais participa do processo. A técnica consiste em uma tabela com 6 colunas. Na primeira são listados os itens a serem avaliados, com a qualidade no trabalho, desempenho, cumprimento de metas, relações com a equipe, e outros critérios que o gestor deseja analisar, é bem livre.

Nas demais colunas deve-se indicar alternativas, como ótimo, bom, regular, fraco e ruim.

Perceba que o método é tão simplista que geralmente é permeado de falhas processuais. A escolha das classificações de cada item analisado passa apenas pela percepção e anotações que o dono da empresa possui, sem considerar muitos outros fatos.

→ Autoavaliação

O próprio funcionário faz avaliação dos pontos positivos e negativos que considerar. Não fica por aí, todos os detalhes são discutidos em conjunto com os gestores que podem concordar ou discordar da autoavaliação e assim ocorre troca de informações entre as partes.

Esse modelo funciona bem com colaboradores com mais tempo de casa.

→ Por pesquisa de campo

Uma empresa de consultoria pode ser adequada para aplicar este método. O entrevistador qualificado faz abordagem em individual com cada funcionário. As questões são elaboradas com metodologias eficazes e assim capazes de absorver o que realmente é necessário para a organização.

Uma boa consultoria dialoga com os gestores, e mais do que isso, também os entrevista para alinhar os pontos fortes e fracos da gestão, o que eles precisam avaliar a equipe e melhorar de fato a gestão de pessoas.

→ Tenha reunião individual e coletiva com regularidade

A reunião individual com o colaborador contribui bastante para que haja troca de expectativas, compartilhe experiências, sucessos e decepções do trabalho. É importante o gestor deixar claro em que pontos está insatisfeito e satisfeito individualmente e como equipe.

A reunião em conjunto abre um largo debate interno que busca posição clara da empresa em quais pontos, no fator equipe, podem ser melhorados, onde estão as falhas.

Melhore a gestão da sua equipe

Há muitas outras maneiras de se fazer avaliação de colaboradores na sua empresa. O melhor método a ser aplicado depende bastante do segmento que atua, tamanho da empresa, perfil da equipe. Uma consultoria pode indicar o processo mais adequado e com ótimo desempenho de resultados na avaliação.

Esse processo é importante para qualquer porte de empresa, seja ela pequena, média ou grande no mercado que atua.

O sucesso da avaliação depende da qualidade e assertividade no processo da entrevista, e em seguida vem a análise de tudo o que foi coletado e as interpretações dos pontos fortes e fracos individuais de cada colaborador e também de toda a equipe.

  • Compartilhe esse Artigo
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Deixe seu comentário aqui:

Lista Prime!

Cadastre-se na Lista Prime Consultrain e receba em seu e-mail nosso conteúdo exclusivo. Aulas gratuitas, artigos, vídeos, dicas e muitos mais!

Quero entrar na lista prime

Nós também odiamos Spam!

Veja também!

Temos muito mais conteúdo que pode lhe ajudar.

Siga a Consultrain nas redes sociais

Fique por dentro de todas as novidades nas principais redes sociais.