Como engajar colaboradores da sua empresa?

Este artigo vai explicar como engajar colaboradores da sua empresa. Processo importante para a sua empresa crescer. Saiba mais.

  • Compartilhe esse Artigo
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

O que é Engajamento de Colaboradores

Não importa o tamanho da sua equipe, é primordial que os seus colaboradores estejam engajamentos com a empresa, nos projetos e nos processos internos. Isso faz toda a diferença para obter melhor produtividade e consequentemente a maior lucratividade.

Como está o engajamento da sua equipe hoje?

Antes de mais nada, você precisa entender como está o clima organizacional dentro da sua empresa.

É preciso adotar metodologia eficiente para identificar se os seus colaboradores estão contentes com o trabalho, quais são as aflições, os pontos positivos e negativos que a equipe tem com a organização que trabalha.

O Clima Organizacional é como as pessoas envolvidas direta ou indiretamente percebem a sua empresa. Os colaboradores têm uma visão positiva da sua empresa? Para haver um bom engajamento da sua equipe é necessário que o Clima Organizacional esteja favorável.

Por outro lado, trabalhar com melhor engajamento pode ser favorável para reverter cenários ruins quanto ao clima organizacional. Se os colaboradores têm uma visão negativa da empresa, saber comunicar, engajar, pode mudar muita coisa internamente.

A equipe é realmente eficaz?

Em outro conteúdo abordamos sobre a geração Y[1] , grupo de pessoas que nasceram entre os anos de 1980 até início dos anos 1990. Trata-se de um grupo mais antenado às mudanças, que buscam objetivos, ligado à entrega e causas.

O trabalho precisa ter um propósito. Funcionários engajados acreditam que o trabalho que desenvolvem é importante e tem valor para a empresa. Todos os funcionários devem confiar que estão contribuindo para algo significativo e devem sentir orgulho pelos resultados apresentados.

Para construir uma equipe eficaz e produtiva é preciso ter um ótimo planejamento de Recursos Humanos (RH), compreender a geração que contrata, oferecer uma causa à equipe, comunicar-se bem com o colaborador e assim construir um ótimo engajamento da sua equipe com a sua organização.

Equipe capacitada

Construa processo de capacitação para os seus colaboradores. Ofereça cursos, possibilite que eles busquem conhecimento. Sem sombras de dúvidas, isso fará com que aumente a produtividade, ofereçam soluções melhores para os problemas que a sua empresa possa enfrentar no mercado.

Deixe claro sobre plano de carreira. É uma das coisas que mais move o colaborador, a satisfação por um bom trabalho, crescimento profissional dentro da empresa.

Esses processos farão com que haja um ótimo engajamento dos colaboradores.

Liderança próxima

Toda equipe precisa de liderança inspiradora. Dificilmente haverá engajamento se os próprios líderes da organização não estiverem próximos à equipe.

O líder precisa investir tempo para compreender as necessidades e ambições de seu funcionário, contribuindo assim, para ele sinta que a contribuição é valiosa para a empresa.

Nem toda comunicação ou boa conversa precisa ser feita apenas pelo RH, mas o gestor ou líder da equipe precisa, com certa frequência, estar próximo.

Vamos melhorar o engajamento da equipe hoje? Conte com a Consultrain para melhorar os processos de gestão de pessoas.

  • Compartilhe esse Artigo
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Deixe seu comentário aqui:

Lista Prime!

Cadastre-se na Lista Prime Consultrain e receba em seu e-mail nosso conteúdo exclusivo. Aulas gratuitas, artigos, vídeos, dicas e muitos mais!

Quero entrar na lista prime

Nós também odiamos Spam!

Veja também!

Temos muito mais conteúdo que pode lhe ajudar.

Siga a Consultrain nas redes sociais

Fique por dentro de todas as novidades nas principais redes sociais.