O que você procura?

Desenvolvimento de líderes: o jeito certo de ter equipe eficiente

  • 29 de Agosto de 2018
Desenvolvimento de líderes: o jeito certo de ter equipe eficiente

Importância do desenvolvimento de líderes para a sua empresa crescer

O interesse pelo desenvolvimento de líderes não se restringe apenas pelas pessoas que desejam liderar equipes, gerenciar projetos, coordenar trabalhos. As empresas se interessam muito, pois o processo de formação e desenvolvimento de lideranças reduz a necessidade da organização em buscar colaboradores externos para suprir suas necessidades.

Neste artigo vamos tratar fundamentalmente de:

  • Desenvolvimento de líderes como um diferencial competitivo na sua empresa
  • Líderes facilitam a gestão de empresas e projetos
  • 5 dicas básicas para desenvolver lideranças

Líderes facilitam a gestão, comunicação e obtenção de resultados

A depender do porte e tamanho da sua equipe, dificilmente terá sucesso na gestão e eficiência nos resultados se concentrar em uma única pessoa a responsabilidade por designar tarefas, pensar nas estratégias e analisar situações. Todo gestor precisa ser um bom líder, mas é necessário que as lideranças sejam compartilhadas de acordo com a estrutura do seu negócio ou projeto.

Quer um exemplo bem claro? Vamos lá.

Imagine que você é gestor de um escritório de contabilidade que se subdivide em controladoria, imobiliária (gestão financeira de condomínios, por exemplo) e tributações. Todo o escritório conta com 30 funcionários, sendo 10 para cada setor de atendimento.

Se tudo for concentrado no gestor, as consequências podem ser terríveis. Certamente vai ocorrer acúmulo de funções, muito atendimento com clientes, vários funcionários que dependem de aprovações ou para tirar dúvidas, e tudo isso se junta a muitas outras funções. Ufa, o dia precisaria de 36 horas para dar conta de tanta coisa, não é mesmo?

Neste momento é importante investir no desenvolvimento de líderes dentro da empresa, pois são estes líderes que vão dividir a gestão de equipe, melhorar o desempenho, ajudar nas decisões assertivas para obter melhores resultados e crescimento da organização.

Mas não pense que conseguir líderes é algo fácil. Algumas perguntas vão surgir.

  1. Contratar pessoas qualificadas em lideranças ou qualificar profissionais que já estão dentro da empresa?
  2. Como definir pessoas capacitadas para a liderança de projetos e equipes?
  3. Existem empresas especializadas para treinamento e capacitação de líderes?
  4. Qual é o perfil ideal?

Contratar profissionais adequados para liderança ou investir no desenvolvimento de líderes dentro da própria equipe?

Na maioria das vezes, dentro da equipe sempre há profissionais que se destacam ou que pelo perfil já adota uma postura de liderança nas decisões e relacionamentos.

Nestes casos é muito melhor investir na capacitação de liderança entre os profissionais que compõem o quadro de colaboradores do que procurar alguém de fora da empresa.

Investir no desenvolvimento de líderes é um fator motivacional para a equipe, além de melhorar as comunicação e relacionamentos entre os colaboradores.

Como escolher líderes?

A escolha correta de profissionais para investir no desenvolvimento de liderança requer critérios. Trabalhar os resultados dos processos de avaliação de desempenho para identificar talentos e estabelecer uma rotina de cursos, treinamentos e programas de desenvolvimento, ajudam o Recurso Humanos ou empresas de consultoria especializadas  a selecionar e capacitar as lideranças existentes e a manter um banco de futuros líderes.

Dica importante: recomenda-se consultoria ou programas de treinamentos para aprimorar a performance da equipe e o desenvolvimento de líderes.

Alguns indicativos para escolher profissionais adequados para capacitação de líderes

  • Se comunicar com clareza
  • Demonstrar interesse em ajudar os outros;
  • Pensar em soluções para problemas do cotidiano
  • Ter visão de negócios
  • Não ter medo de reconhecer erros e saber expor problemas;
  • Aceitar sugestões úteis de toda a equipe
  • Ser inspirador e servir como exemplo para os demais.

Por ser uma tarefa tão difícil, o gestor não precisa sofrer para capacitar e escolher profissionais para liderança. A Consultrain conta com treinamento para o desenvolvimento de lideranças nas empresas, que adota metodologias eficazes e ferramentas adequadas para aprimorar as capacidades já existente e desenvolver novas características dos colaboradores. A vantagem é que a empresa poupa tempo e conta com o melhor programa para desenvolver lideranças.

Investir no desenvolvimento de lideranças torna qualquer organização mais competitiva

Acredite, empresas que não investem na formação de líderes entre os colaboradores pode gerar desmotivação de equipe, perdas enormes de produtividade. Isso ocorre por que, em grande parte das atividades econômicas, devido a competitividade, é fundamental que cada setor da empresa desempenhe o nível máximo em criatividade, inovação e busca constante pelos bons resultados.

Os líderes da sua empresa, quando bem capacitados, atuam de maneira mais qualitativa a obtenção de resultados positivos, extraem o que há de melhor de cada um membro da equipe, estimula, melhora a performance, gerencia a crise. E assim, com uma equipe forte, consegue produzir de maneira competitiva no mercado, proporcionando satisfação de clientes ou resultados que podem ser sentidos na saúde financeira da organização.

  • Compartilhe esse Artigo
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Autor

  • Marcos Esteves

    Marcos Esteves

    Mestre em Ensino e Processos Formativos pela UNESP, MBA em Gestão de Pessoas FGV e Graduado em Administração. Professor Executivo da Pós ADM e CADEMP FGV e Personal e Professional Coach pela SBC/SP. Coautor do Livro Team & Leader Coaching. Palestrante e Conferencista. Empresário, sócio diretor da empresa Consultrain Consultoria e Treinamentos, especializada em consultoria e treinamento e desenvolvimento de colaboradores. Atua em clientes como: iGUi Piscinas, Grupo Austa, Cozimax, Casa D, Shopping Iguatemi, Levare entre outros. Possui experiência de mais 12 anos na área de gestão de equipes de varejo.

Comentários

Artigos Relacionados

A importância do desenvolvimento de colaboradores na pandemia

  • 08 de Julho de 2020

Mudanças são desafiadoras e na maioria das vezes geram preocupação. Devido as mudanças que vem ocorrendo nos últimos meses, você...

O que é Mapeamento de Perfil Comportamental?

  • 22 de Novembro de 2018

Leia neste artigo tudo sobre o Mapeamento de Perfil Comportamental de candidatos às vagas da sua empresa. Confira já.