O que você procura?

Melhorando o ambiente de trabalho com gestão de clima organizacional

  • 30 de Julho de 2018
Melhorando o ambiente de trabalho com gestão de clima organizacional

Nos dias atuais nunca foi tão importante planejar o futuro. Para auxiliar nessa mensuração de ações e transformar algo subjetivo em números e tomadas de decisões assertivas, é que podemos contar com a área de Gestão de Pessoas.

O principal objetivo desta área é auxiliar a empresa a atuar de forma estratégica nas organizações, que seja muito mais que uma simples gestão do capital humano. Podendo apoiar a gestão de forma geral em decisões estratégicas na busca de maiores resultados.

Para alcançar este objetivo estratégico podemos contar com algumas ferramentas e hoje vamos falar de uma das ferramentas chamada, Clima Organizacional.

Mas afinal, o que é Clima Organizacional? É a percepção dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho, as políticas, estruturas e processos e consequentemente as reações que eles causam no dia a dia. Ele também é um dos grandes responsáveis pelos resultados da empresa.

Para entender como está o Clima é necessário fazer a Pesquisa de Clima. A pesquisa é o levantamento das percepções dos colaboradores sobre seu trabalho para que possamos mapear e entender quais as melhores decisões a serem tomadas, fazendo que a organização atinja seus objetivos com maior facilidade.

Para isso, vamos a algumas dicas para obter melhor clima organizacional e consequentemente conseguir melhorar os resultados da empresa:

  • Ambiente de Trabalho: A percepção do colaborador começa pelo espaço de trabalho. Não adianta os colaboradores serem competentes se não é fornecida a eles uma estrutura adequada para realizar o trabalho. Espaço, limpeza, mobiliários adequado são alguns dos requisitos para um bom clima.
  • Pesquisas de Clima: É importante saber o que a equipe pensa sobre vários aspectos da organização, por isso é importante a cada 6 a 9 meses realizar a pesquisa de clima e mapear quais as percepções sobre os colaboradores e seus anseios. Assim, com medidas pontuais trará mais motivação e mais resultados, além de não deixar virar um problema maior.
  • Programa de Benefícios: Entenda quais são os benefícios seus colaboradores mais buscam e crie um programa de benefícios atrativo. Além de contribuir para o clima, irá auxiliar na atração e retenção de talentos.
  • Treine sua Equipe: Desenvolver sua equipe deixando-a preparada para superar os desafios criará maior sinergia entre seus integrantes e maior facilidade no atingimento as metas. Além de seus colaboradores estarem mais engajados.

Agora que já vimos que o clima é fator influenciador nos resultados da empresa, é hora de analisar como está o seu clima organizacional e colocar em prática as dicas.

A consultrain também oferece consultoria para pesquisa de clima organizacional.

  • Compartilhe esse Artigo
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Autor

  • Marcos Esteves

    Marcos Esteves

    Mestre em Ensino e Processos Formativos pela UNESP, MBA em Gestão de Pessoas FGV e Graduado em Administração. Professor Executivo da Pós ADM e CADEMP FGV e Personal e Professional Coach pela SBC/SP. Coautor do Livro Team & Leader Coaching. Palestrante e Conferencista. Empresário, sócio diretor da empresa Consultrain Consultoria e Treinamentos, especializada em consultoria e treinamento e desenvolvimento de colaboradores. Atua em clientes como: iGUi Piscinas, Grupo Austa, Cozimax, Casa D, Shopping Iguatemi, Levare entre outros. Possui experiência de mais 12 anos na área de gestão de equipes de varejo.

Comentários

Artigos Relacionados

O que é cliente oculto ou cliente secreto

  • 12 de Setembro de 2018

Este artigo esclarece sobre o que é cliente oculto ou cliente secreto. Metodologias que ajudam sua empresa a melhorar atendimento...

5 técnicas de negociação e vendas

  • 17 de Outubro de 2018

Apresentamos neste artigo as 5 melhores técnicas de negociação e vendas para sua empresa vender mais ou você ganhar mais...