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O que é Clima Organizacional e sua importância

  • 03 de Outubro de 2018
O que é Clima Organizacional e sua importância

A importância de avaliar o clima organizacional da sua empresa

Você sabe o que é clima organizacional? Consegue identificar a percepção que os colaboradores, fornecedores e clientes têm da sua empresa?

Clima organizacional é como as pessoas envolvidas direta ou indiretamente percebem a sua empresa. Apesar do tema ser muito debatido nas gestões de RH (Recursos Humanos) e relacionamentos com funcionários, isto é, a maneira como eles percebem as empresas que trabalham, também se aplica a clientes e até fornecedores.

Trata-se de um conjunto de sensações, opiniões e percepções de vários fatores que são comumente compartilhados entre os funcionários. Por exemplo, se a maioria dos colaboradores acha que há sobrecarregamento de tarefas e isso é debatido entre eles, praticamente todos os colaboradores terão uma visão negativa da empresa.

Este é um fator muito sério, por que pessoas que sentem uma empresa com um clima ruim não se motivam a trabalhar no cotidiano e devido a insatisfação sentida, continuam sempre buscando outras oportunidades de trabalho, sempre buscam alternativas para sair da sua empresa e consequentemente não rendem como deveriam.

Para entender melhor ainda o que é clima organizacional, vamos usar como exemplo um dos conceitos que afetam a cadeia de valor dos processos de produção: clima econômico.

Já reparou que qualquer notícia que desagrade grupos de investidores reflete na Bolsa de Valores, na cotação do dólar e até na geração de empregos? Uma decisão de governo e até ano eleitoral, ações empresariais são afetadas e negociações na Bolsa também. Muitas vezes não convém com a realidade, mas sim pelo clima estável ou instável que foi gerado por um grupo de pessoas e se refletiu para grupos maiores.

Trata-se do efeito especulativo.

Dentro da sua empresa é a mesma coisa. Se determinado grupo de funcionários construiu fator negativo, a maioria poderá compartilhar do mesmo sentimento, afetando assim a produtividade e lucratividade.

O Clima Organizacional é a atmosfera psicológica que envolve a empresa e os funcionários. Por isso também relaciona-se a um grau especulativo entre os grupos envolvidos.

De acordo com Stephan Paul Robbins, na obra Prentice Hall (2002), funcionários satisfeitos são mais propensos a falarem bem da organização e ajudam os demais a terem a mesma percepção de trabalho. Também passam a ser mais comprometidos e apresentam índices baixos de rotatividade.

Por outro lado, funcionários insatisfeitos são mais propensos a criticar a organização - mesmo que anonimamente -, apresentar e expor pontos considerados negativos para toda a equipe, afetando a opinião de todos, o que aumenta a rotatividade de colaboradores, baixo rendimento e apresentam pouco comprometimento.

A percepção negativa pode atingir fatores externos, como relacionamentos e formação de opinião entre clientes e fornecedores dependendo das proximidades com colaboradores, seja fisicamente ou virtualmente (por redes sociais ou aplicativos de mensagens), ou ainda por opiniões formadas em canais digitais, como a Love Mondays, um diretório que possibilita ex-funcionários avaliam empresas.

Repare que o clima organizacional pode afetar toda a cadeia de atuação da empresa, ainda mais agora com canais especializados no meio digital.

Exemplo Google

Perceba que a Google é vista como uma das melhores empresas para se trabalhar por oferecer salas de descanso, autonomias, horários flexíveis, entre outros benefícios que dependendo do cargo e função nem são tão bons assim, mas o clima organizacional é bem construído.

Como avaliar o clima organizacional?

A melhor maneira de avaliar a percepção e opinião dos colaboradores sobre a sua empresa é adotar a Pesquisa de Clima Organizacional, uma ferramenta que mede a percepção das pessoas em relação ao seu ambiente de trabalho. Como toda pesquisa, para ser assertiva e eficaz, precisa ter metodologias modernas e aplicadas por profissionais altamente qualificados. Consultoria é um bom caminho.

Os principais pontos avaliados sobre o clima de uma empresa são: estrutura, responsabilidade, desafio, recompensa, relacionamento, cooperação, conflito, identidade e padrão.

Esse tipo de pesquisa requer tempo, investimentos, tabulações, análises, entre outros fatores. Por isso o custo & benefício de uma consultoria é melhor.

Fatores mais impactantes

De acordo com diversos autores da área da administração, o clima organizacional é influenciado por quatro pilares: resistência à mudança, estresse, liderança e motivação.

Resistência a mudança quando os gestores ou o RH apresentam alterações internas na empresa, como novas regras. Essa resistência precisa ser bem aceita e recomenda-se debater com a equipe.

Liderança: já falamos a respeito da formação de líderes. Gerente de um departamento pode adotar medidas ou ter condutas que são mal vistas entre os funcionários, e isso acarreta a um clima organizacional desfavorável e contaminante.

Motivação é algo que precisa existir na sua empresa. A motivação move a satisfação dos colaboradores. É preciso avaliar que tipo de motivação tem maior impacto. Salário? Benefícios? Premiações? Palestras? Tudo depende do tamanho e segmento de atuação.

Entrevista de desligamento é outro elemento interessante para descobrir o que gera alta rotatividade de funcionários. Com boa consultoria, são descobertos os indicadores de conflito, isto é, questões negativas percebidas entre os funcionários, como relações pessoais, conflitos com líderes, percepção salarial, críticas a gestão, entre outros.

Alinhamento da Cultura Organizacional

Cada organização (empresa) tem uma mentalidade, cultura, presença, personalidade e estilo. Nem sempre é medido, mas percebido por efeitos.

A cultura organizacional é formada de valores e costumes compartilhados.

De acordo com Ricardo Luz, na obra Gestão do Clima Organizacional (2007), muitas vezes a cultura da empresa é construída pelos próprios fundadores e são modificadas com o tempo conforme experiências são evidenciadas.

Um dos grandes desafios é formar equipe de funcionários que tenham alinhamento com a cultura da empresa. Essa definição e etapa colabora diretamente com a administração do clima organizacional.

Você sabe efetivamente como está o clima organizacional da sua empresa? Estude a possibilidade de contar com uma consultoria que consiga gerar um relatório assertivo e que proponha as soluções, afinal, é algo que afeta o rendimento da sua organização.

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Autor

  • Marcos Esteves

    Marcos Esteves

    Mestre em Ensino e Processos Formativos pela UNESP, MBA em Gestão de Pessoas FGV e Graduado em Administração. Professor Executivo da Pós ADM e CADEMP FGV e Personal e Professional Coach pela SBC/SP. Coautor do Livro Team & Leader Coaching. Palestrante e Conferencista. Empresário, sócio diretor da empresa Consultrain Consultoria e Treinamentos, especializada em consultoria e treinamento e desenvolvimento de colaboradores. Atua em clientes como: iGUi Piscinas, Grupo Austa, Cozimax, Casa D, Shopping Iguatemi, Levare entre outros. Possui experiência de mais 12 anos na área de gestão de equipes de varejo.

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