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O que é geração Y e formação de equipe na sua empresa

  • 09 de Outubro de 2018

Os desafios da Geração Y

Você já deve ter ouvido falar principalmente das gerações X e Y, não é mesmo? A leitura deste artigo vai te explicar exatamente o fenômeno da geração Y entrar fortemente no mercado de trabalho e as empresas e gestores de Recursos Humanos precisam entender o que pensa essa geração.

Mas antes vamos elucidar o que é a geração Y

Entenda que é uma geração que busca um objetivo e cabe a organização entregar um objetivo para onde quer chegar no mercado.

É definida como a geração das pessoas que nasceram entre os anos 1980 e início dos anos 1990. Também é conhecida como geração da internet, afinal, quem nasceu em tal época evidenciou a inserção da internet e os meios digitais de comunicação e interação.

Também evidenciou o rápido e recente avanço tecnológico, crescimento econômico de vários países, o fim das fronteiras comunicacionais, a possibilidade de ser um produtor de informação e opinião, não mais apenas um receptor refém da grande mídia.

Perceba que as pessoas que fazem parte da geração Y teve muita coisa que os pais não tiveram, como acesso a TV a cabo, redes sociais, computadores, jogos modernos, entre outros fatores.

Acredite, quem nasceu entre 1980 até início de 1990 tem percepção e visão de mundo muito diferente das pessoas nascidas nas décadas anteriores. Isso se reflete bastante no mercado, comportamentos, condutas e o que esperam para o futuro.

Por conta da globalização e rápido avanço tecnológico e social recente, é uma geração que carrega muita ambição, desejos, objetivos e metas. A sua empresa precisa saber lidar com isso na formação de equipes.

Sua empresa está preparada?

A sua empresa está preparada para absorver, tratar e aproveitar essa geração Y? E está se preparando para receber a geração Z?

Geração Z engloba grupo de pessoas que nasceram entre a metade da década de 1990 até mais ou menos 2010. São pessoas que evidenciam a trajetória crescente da tecnologia, já instaurada na geração anterior. As pessoas são mais antenadas, aflitas por comunicação e opinião.

Quanto a geração Z, caberia um novo artigo, mas é uma boa noção aqui se sua empresa pretende ter uma equipe de jovens.

Dicas para atender a geração Y na sua equipe de colaboradores

Para atender os anseios da geração, acompanhe as seguintes dicas:

→ Plano de carreira

Apresente um bom plano de carreira para os colaboradores. Ofereça vantagens de crescimento na organização conforme novas habilidades e resultados são conquistados. Dê uma perspectiva de crescimento aos colaboradores da tal geração.

→ Crie avaliações de desempenho

Na gestão da sua empresa e da sua equipe, é fundamental adotar o processo correto de avaliação de desempenho da equipe e funcionários individuais. Isso possibilita entender os pontos fortes e fracos de cada um e como trabalhar com essas informações para que a equipe tenha melhor rendimento.

Dar e receber feedback

Como já salientamos, a geração Y tem objetivos, é motivadora. Consequentemente gosta de participar de processos.

Reúna a sua equipe e também de maneira individualizada, e dê feedback da sua empresa para os colaboradores. Saiba receber feedback também, pois grandes ideias ou problemas são detectados nestas conversas.

Possibilita você entender melhor a equipe que tem nas mãos, o que eles fazem de melhor ou pior e assim adotar medidas que farão a sua empresa crescer com correções das falhas identificadas.

A sua empresa está mesmo preparada para atender os anseios da geração Y? Conte com a nossa consultoria para melhorar a gestão da sua equipe.

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Autor

  • Marcos Esteves

    Marcos Esteves

    Mestre em Ensino e Processos Formativos pela UNESP, MBA em Gestão de Pessoas FGV e Graduado em Administração. Professor Executivo da Pós ADM e CADEMP FGV e Personal e Professional Coach pela SBC/SP. Coautor do Livro Team & Leader Coaching. Palestrante e Conferencista. Empresário, sócio diretor da empresa Consultrain Consultoria e Treinamentos, especializada em consultoria e treinamento e desenvolvimento de colaboradores. Atua em clientes como: iGUi Piscinas, Grupo Austa, Cozimax, Casa D, Shopping Iguatemi, Levare entre outros. Possui experiência de mais 12 anos na área de gestão de equipes de varejo.

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