O que você procura?

O que é geração Y e formação de equipe na sua empresa

  • 09 de Outubro de 2018

Os desafios da Geração Y

Você já deve ter ouvido falar principalmente das gerações X e Y, não é mesmo? A leitura deste artigo vai te explicar exatamente o fenômeno da geração Y entrar fortemente no mercado de trabalho e as empresas e gestores de Recursos Humanos precisam entender o que pensa essa geração.

Mas antes vamos elucidar o que é a geração Y

Entenda que é uma geração que busca um objetivo e cabe a organização entregar um objetivo para onde quer chegar no mercado.

É definida como a geração das pessoas que nasceram entre os anos 1980 e início dos anos 1990. Também é conhecida como geração da internet, afinal, quem nasceu em tal época evidenciou a inserção da internet e os meios digitais de comunicação e interação.

Também evidenciou o rápido e recente avanço tecnológico, crescimento econômico de vários países, o fim das fronteiras comunicacionais, a possibilidade de ser um produtor de informação e opinião, não mais apenas um receptor refém da grande mídia.

Perceba que as pessoas que fazem parte da geração Y teve muita coisa que os pais não tiveram, como acesso a TV a cabo, redes sociais, computadores, jogos modernos, entre outros fatores.

Acredite, quem nasceu entre 1980 até início de 1990 tem percepção e visão de mundo muito diferente das pessoas nascidas nas décadas anteriores. Isso se reflete bastante no mercado, comportamentos, condutas e o que esperam para o futuro.

Por conta da globalização e rápido avanço tecnológico e social recente, é uma geração que carrega muita ambição, desejos, objetivos e metas. A sua empresa precisa saber lidar com isso na formação de equipes.

Sua empresa está preparada?

A sua empresa está preparada para absorver, tratar e aproveitar essa geração Y? E está se preparando para receber a geração Z?

Geração Z engloba grupo de pessoas que nasceram entre a metade da década de 1990 até mais ou menos 2010. São pessoas que evidenciam a trajetória crescente da tecnologia, já instaurada na geração anterior. As pessoas são mais antenadas, aflitas por comunicação e opinião.

Quanto a geração Z, caberia um novo artigo, mas é uma boa noção aqui se sua empresa pretende ter uma equipe de jovens.

Dicas para atender a geração Y na sua equipe de colaboradores

Para atender os anseios da geração, acompanhe as seguintes dicas:

→ Plano de carreira

Apresente um bom plano de carreira para os colaboradores. Ofereça vantagens de crescimento na organização conforme novas habilidades e resultados são conquistados. Dê uma perspectiva de crescimento aos colaboradores da tal geração.

→ Crie avaliações de desempenho

Na gestão da sua empresa e da sua equipe, é fundamental adotar o processo correto de avaliação de desempenho da equipe e funcionários individuais. Isso possibilita entender os pontos fortes e fracos de cada um e como trabalhar com essas informações para que a equipe tenha melhor rendimento.

Dar e receber feedback

Como já salientamos, a geração Y tem objetivos, é motivadora. Consequentemente gosta de participar de processos.

Reúna a sua equipe e também de maneira individualizada, e dê feedback da sua empresa para os colaboradores. Saiba receber feedback também, pois grandes ideias ou problemas são detectados nestas conversas.

Possibilita você entender melhor a equipe que tem nas mãos, o que eles fazem de melhor ou pior e assim adotar medidas que farão a sua empresa crescer com correções das falhas identificadas.

A sua empresa está mesmo preparada para atender os anseios da geração Y? Conte com a nossa consultoria para melhorar a gestão da sua equipe.

  • Compartilhe esse Artigo
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Autor

  • Marcos Esteves

    Marcos Esteves

    Mestre em Ensino e Processos Formativos pela UNESP, MBA em Gestão de Pessoas FGV e Graduado em Administração. Professor Executivo da Pós ADM e CADEMP FGV e Personal e Professional Coach pela SBC/SP. Coautor do Livro Team & Leader Coaching. Palestrante e Conferencista. Empresário, sócio diretor da empresa Consultrain Consultoria e Treinamentos, especializada em consultoria e treinamento e desenvolvimento de colaboradores. Atua em clientes como: iGUi Piscinas, Grupo Austa, Cozimax, Casa D, Shopping Iguatemi, Levare entre outros. Possui experiência de mais 12 anos na área de gestão de equipes de varejo.

Comentários

Artigos Relacionados

Entrevista de desligamento ajuda sua empresa a entender tantas demissões

  • 20 de Setembro de 2018

Elaboramos artigo sobre o quanto a entrevista de desligamento é importante para que tenha eficiência na gestão de equipe e...

Como dar feedback aos funcionários?

  • 03 de Dezembro de 2018

Entenda de uma vez por todas como dar feedback aos funcionários e assim melhorar a gestão de equipe. São 3...