O que você procura?

O que é Mapeamento de Perfil Comportamental?

  • 22 de Novembro de 2018
O que é Mapeamento de Perfil Comportamental?

Escolher novos colaboradores é uma missão complicada, não é mesmo? Ainda mais quando surgem vários candidatos com capacitação profissional adequada para a vaga, mas somente isso não significa que o candidato seja o mais indicado para a sua empresa.

É claro que os primeiros critérios a serem avaliados é se o candidato atende aos requisitos mínimos à função, como cursos, formação acadêmica, experiência, projetos e portfólio, entre outros. Mas outro fator importante no processo de escolha da mão de obra é o perfil comportamental.

Por que adotar o Mapeamento de Perfil Comportamental?

As empresas sempre buscam montar a melhor equipe, consequentemente para otimizar o rendimento. Ter uma equipe altamente qualificada é sim muito importante para manter a qualidade processual. Mas também deve-se avaliar o perfil de cada colaborador para que tenha uma equipe alinhada com a cultura e regras da organização.

Trata-se de um recurso perfeito para entender quais são os pontos fortes e fracos de cada candidato. Tem como objetivo identificar as habilidades e detectar se elas serão satisfatórias para as situações que ele viverá na função que irá executar na sua empresa.

E não é só isso. O estudo do perfil do candidato consegue colocar pessoas certas no lugar certo, de acordo com o seu perfil comportamental.

Sendo assim, além de ser útil para identificar e selecionar candidatos com perfis adequados à empresa, também é possível reposicionar colaboradores dentro da organização para que tenha melhor aproveitamento, de acordo com o perfil identificado e analisado.

Fundamentos do perfil comportamental

O psicólogo norte-americano William Moulton Marston foi um dos mais famosos teóricos do assunto. No início da década de 1920 ele formulou a metodologia DISC, que traduzindo no português, são as iniciais de Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade ou como é chamado atualmente (devido às mudanças de comportamentos da Era moderna) Comunicador, Executor, Planejador, Analista.

Estes quatro perfis-base definem-se:

Comunicador

É a pessoa que tem carisma e grande poder de persuasão por ser comunicadora eficaz, influencia bastante nas opiniões. Geralmente gosta de ser participativa em projetos e não tem receios de palpitar.

Executor

A pessoa pode ser definida como dominante, que gosta de liderar. Em excesso, pode ser autoritária. Não significa ter problema de relacionamento, depende de cada um.

Planejador

É a pessoa paciente, dotada de conservadorismo. Calcula quase tudo que faz e fala. Literalmente planeja com antecedência as ações que executará.

Analista

É uma pessoa detalhista e muito organizada, responsável e altamente conservadora. Consegue controlar bem os processos dentro da empresa.

Como aplicar o Mapeamento de Perfil Comportamental?

É um processo que precisa de metodologia adequada para chegar a conclusões e análises assertivas acerca dos perfis dos candidatos. Requer profissionalismo no processo.

Se a sua empresa não tem tempo, experiência ou departamento de RH robusto, a sugestão é contar com ajuda de uma consultoria para o levantamento de perfil.

A consultoria irá auxiliar para a sua empresa criar um perfil de candidato ideal. É simples, juntamente com os gestores, após reunir todas as informações sobre a empresa, o segmento, a cultura e objetivos, possibilita esboçar qual é o tipo de candidato adequado. Este é o primeiro passo.

São elaborados questionários e definida a metodologia adequada.

Após analisar as entrevistas e questionários preenchidos, profissionais capacitados são responsáveis por tabular as informações, gerar relatórios de perfis e indicações de contração ou moção de funcionários.

Agora que você já deve compreender a importância do mapeamento de perfil comportamental para contratar ou entender membros da sua equipe, conte com uma consultoria profissional para obter os melhores resultados do processo, otimize o RH da sua organização.

  • Compartilhe esse Artigo
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Autor

  • Marcos Esteves

    Marcos Esteves

    Mestre em Ensino e Processos Formativos pela UNESP, MBA em Gestão de Pessoas FGV e Graduado em Administração. Professor Executivo da Pós ADM e CADEMP FGV e Personal e Professional Coach pela SBC/SP. Coautor do Livro Team & Leader Coaching. Palestrante e Conferencista. Empresário, sócio diretor da empresa Consultrain Consultoria e Treinamentos, especializada em consultoria e treinamento e desenvolvimento de colaboradores. Atua em clientes como: iGUi Piscinas, Grupo Austa, Cozimax, Casa D, Shopping Iguatemi, Levare entre outros. Possui experiência de mais 12 anos na área de gestão de equipes de varejo.

Comentários

Artigos Relacionados

O que é cliente oculto ou cliente secreto

  • 12 de Setembro de 2018

Este artigo esclarece sobre o que é cliente oculto ou cliente secreto. Metodologias que ajudam sua empresa a melhorar atendimento...

Como dar feedback aos funcionários?

  • 03 de Dezembro de 2018

Entenda de uma vez por todas como dar feedback aos funcionários e assim melhorar a gestão de equipe. São 3...