O que você procura?

Perigos na hora de contratar: Atente-se!

Perigos na hora de contratar: Atente-se!

Contratar: Uma Oportunidade de Crescimento ou um Desafio?

Para algumas empresas, contratar é um momento para oxigenar a equipe, crescer e trazer pessoas que vão agregar valor ao longo da jornada. No entanto, para outras, pode representar desgaste, perda de tempo, retrabalho e prejuízos.

Com mais de 10 anos de experiência no mercado, temos observado inúmeros processos de contratação bem-sucedidos e outros que poderiam ser aprimorados. Por isso, queremos destacar alguns "perigos" na hora de contratar e ajudar você nesta importante jornada.

Os Erros Mais Comuns na Contratação de um Novo Colaborador:

1. Não Definir o Perfil Adequadamente: O processo tende a falhar quando não se define claramente o perfil desejado. É fundamental ter um norte do que se busca no mercado ou internamente.

2. Basear-se Exclusivamente em Experiências Passadas: Ao buscar um novo colaborador, é importante focar no futuro e nas novas possibilidades que ele pode trazer. Apesar de experiências anteriores serem úteis, ficar preso ao passado pode limitar a abertura para novas experiências.

3. Julgamentos Antecipados: Muitas vezes, julgamos candidatos sem uma avaliação adequada. O erro não está em discutir o perfil e habilidades, mas sim em não conseguir olhar para os candidatos sem preconceitos. Criar um pré-conceito é um erro grave na contratação.

Espero que esses pontos contribuam para que, na próxima vez, você possa avaliar outras vertentes e tornar o seu processo seletivo mais humano, atraente e justo para ambas as partes.

Em nossa área de seleção, trabalhamos com todos os nossos clientes para definir perfis e ajustar pontos-chave, sempre considerando a diversidade e as possibilidades que um processo pode gerar. Isso tem trazido excelentes resultados para nossos clientes.

Se você tiver alguma dúvidas, entre em contato conosco! Estamos à disposição para assessorá-los neste processo!

Vamos contratar seu funcionário?

Entre em contato com nossa equipe e descubra como nosso processo de recrutamento e seleção pode ajudar no seu negócio.

Autor

  • Marcos Esteves

    Marcos Esteves

    Diretor e Consultor da Consultrain, Mestre em Ensino e Processos Formativos pela UNESP e Especialização em Gestão de Pessoas pela FGV. É Bacharel em Administração, Professor de CADEMP e Pós ADM da FGV e Personal Coach pela SBC/SP. Tem experiência de mais de 13 anos na área de Desenvolvimento de Pessoas, atuando com clientes como: Grupo Austa, iGUi Piscinas, Casa D, Shopping Iguatemi, Levare, Grupo Unipetro, dentre outros.

Comentários

Artigos Relacionados

5 técnicas de negociação e vendas

  • 17 de Outubro de 2018

Apresentamos neste artigo as 5 melhores técnicas de negociação e vendas para sua empresa vender mais ou você ganhar mais...

Festa da Firma: o que preciso saber antes de ir

  • 21 de Dezembro de 2021

Confira as dicas de especialistas antes de ir.