O que você procura?

O que é Manual de Conduta do funcionário? Como aplicar?

  • 09 de Novembro de 2018
O que é Manual de Conduta do funcionário? Como aplicar?

O que é Manual de Conduta do funcionário?

É comum que pequenas e médias empresas não ofereçam ou não deixam claro as políticas, direitos e condutas em relação aos funcionários.

Mas é importante que a sua empresa oferte um Manual de Conduta do funcionário. Trata-se de um documento muito importante, pois graças a ele ficam estabelecidas regras e condutas que devem ser apresentadas assim que um novo colaborador entra na empresa. É com ele que os funcionários ficam alinhados com as políticas e até a cultura da organização.

Se a sua empresa não tiver um manual de conduta dos funcionários, então precisa providenciar o quanto antes.

Continue na leitura deste artigo para compreender a respeito.

Como fazer um Manual de Conduta da empresa?

Não é uma tarefa simples. O documento não pode conter apenas regras e tão pouco servir apenas para preencher papel, precisa estar no cotidiano da equipe.

Para isso, sempre disponha de tempo para que os colaboradores leiam o manual, afinal, na correria do dia a dia e das rotinas de trabalho, muitas das condutas e deveres estipulados acabam no esquecimento.

No caso de novos funcionários, cabe ao Recursos Humanos (RH) da sua empresa entregar o documento e dispor de tempo para que o mesmo seja lido, caso contrário, ficará largado no canto de uma mesa sem função alguma.

Há casos de empresas que demoraram mais de 6 meses para elaborar um bom manual, movendo todo o RH e há situações que envolvem até advocacia para redigir de maneira adequada alguns dos tópicos do manual, principalmente quanto aos direitos e deveres do colaborador, quando há necessidade de justificar por artigos e dispositivos legais.

A maneira mais segura de redigir o manual de conduta da sua empresa é contar com consultoria adequada. O objetivo do documento é deixar claro ao funcionário o que se espera dele e padronizar os processos a fim de atingir maiores resultados e diminuir possíveis retrabalhos.

A consultoria poupa tempo e garante que o manual esteja claro e de acordo com a cultura da empresa e alinhamento de equipe.

Alguns pontos a serem destacados em um manual de conduta ou procedimentos

Abaixo vamos listar questões importantes que deve ter no manual, mas varia bastante de acordo com o segmento da sua empresa e tamanho da equipe. Consulte profissionais capacitados para avaliar quais são os conteúdos adequados para o manual da sua organização.

1.  Ambiente de trabalho

Cada empresa tem uma cultura quanto a organização do ambiente do trabalho. Pode deixar claro sobre a organização das mesas, conversas paralelas durante reuniões, descarte correto de lixo, entre outros fatores.

2. Pontualidade

Apesar de ser um item presente em acordos e leis trabalhistas, há pontos importantes para deixar claro e que possibilite consulta em caso de dúvidas. Destacar o horário de trabalho, a pontualidade dos compromissos com clientes, reuniões, entrega de projetos, funcionamento das horas extras e horas falta, etc.

3. Condutas que devem ser evitadas

Importante destacar tudo aquilo que pode contribuir negativamente no trabalho, como uso de fones (se a empresa proibir), comentários maliciosos, ofensas aos colegas de trabalho, entre outros.

4. Informações privilegiadas

À partir do momento que o empresário é contrato, ele deve resguardar para boa imagem da empresa que atua. Deixar claro que não é permitido vazamento de informações privilegiadas da empresa e clientes, fazer comentários de denigrem a empresa e clientes atendidos, entre outros fatores.

5. Obrigações e deveres

Os funcionários estão prestando serviços à empresa, seja intelectual ou na produção, e sempre têm obrigações e deveres para manter a boa funcionalidade da organização. Deve-se deixar claro o que a empresa espera do colaborador.

Algumas vantagens

A criação de um manual de conduta profissional pode favorecer as organizações em muitos aspectos. Os principais benefícios para a sua empresa são:

  • Faz valer, de maneira transparente, os valores éticos e morais da empresa;
  • Confirmar os processos de trabalho;
  • Padroniza os comportamentos;
  • Promove a melhoria da imagem da empresa como um todo e contribui para um clima organizacional favorável;
  • Traz segurança institucional para os colaboradores, pois poderão atuar conforme as regras expostas e conhecidas por todos;
  • Estabelece e contribui para boa harmonia da equipe e relacionamentos profissionais;

Agora que você já sabe a importância do manual de conduta aos funcionários da sua empresa, vamos desenvolver o documento ideal e melhorar os processos e relações com a equipe? Conte com a consultoria da Consultrain.

  • Compartilhe esse Artigo
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Autor

  • Marcos Esteves

    Marcos Esteves

    Mestre em Ensino e Processos Formativos pela UNESP, MBA em Gestão de Pessoas FGV e Graduado em Administração. Professor Executivo da Pós ADM e CADEMP FGV e Personal e Professional Coach pela SBC/SP. Coautor do Livro Team & Leader Coaching. Palestrante e Conferencista. Empresário, sócio diretor da empresa Consultrain Consultoria e Treinamentos, especializada em consultoria e treinamento e desenvolvimento de colaboradores. Atua em clientes como: iGUi Piscinas, Grupo Austa, Cozimax, Casa D, Shopping Iguatemi, Levare entre outros. Possui experiência de mais 12 anos na área de gestão de equipes de varejo.

Comentários

Artigos Relacionados

07 dicas para você se motivar e produzir mais em Home Office

  • 01 de Abril de 2020

Muitas coisas mudaram nos últimos dias e você ainda busca se reencontrar no meio deste turbilhão de informações? Este artigo...

Como dar feedback aos funcionários?

  • 03 de Dezembro de 2018

Entenda de uma vez por todas como dar feedback aos funcionários e assim melhorar a gestão de equipe. São 3...